segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Oito médicos mortos por talibans no Afeganistão.




Terão sido vítimas de assaltos de um grupo de criminosos. Foram encontrados dez corpos crivados de balas.
Dez corpos crivados de balas foram descobertos no norte do Afeganistão, avança a Agence France Press (AFP). Entre as vítimas estão seis médicos norte-americanos, uma britânica e um alemão. As duas restantes vítimas mortais são afegãs. A informação foi confirmada pela polícia da província de Badakhshan.

Os médicos pertenciam à organização International Assistance Mission (IAM) e o director-geral desta ONG, Dirk Frans também confirmou a informação à AFP.

«Encontrámos os corpos de seis norte-americanos, uma britânica e um alemão», disse Aqa Noor Kintoz, chefe da polícia do Badakhshan, uma província montanhosa do nordeste do país.

De acordo com a polícia, entre as vítimas, estão três mulheres. O grupo era maioritariamente constituído por oftalmologistas. Eram onze. Um sobreviveu.

De acordo com o relato do único sobrevivente, homens armados apareceram diante do grupo e atiram indiscriminadamente. O sobrevivente afirmou também que lhe levaram todo o dinheiro e os restantes pertences.

Já em declarações à agência Reuters, um porta-voz dos taliban, Zabihullah Mujahid, justificou o ataque acusando os médicos de terem em sua posse várias bíblias e serem missionários. «Pregavam cristianismo», acrescenta o porta-voz.

O grupo, de cinco homens e três mulheres, regressava a Cabul após algum tempo na província do Nuristão, no norte do país, com a sua clínica móvel a prestar cuidados oftalmológicos à população, quando foi atacado pelos talibans.


Fonte: tvi24/itnnews

Sem comentários:

Enviar um comentário